Como forma de regulamentar e padronizar as regras de importação e exportação, a Câmara do Comércio Internacional criou os Incoterms no ano de 1936.
Por conta dos limites estabelecidos por cada termo, importadores e fornecedores sabem quais são suas responsabilidades na logística do comércio exterior.
A lista dos Incoterms é atualizada a cada década, sem exclusão dos termos criados anteriormente. A última versão foi publicada pela CCI em 2020, com 11 siglas.
Neste artigo você vai descobrir as diferenças entre os Incoterms regulamentados pela CCI.
Leia também: O guia completo da Importação da China!
Incoterms na prática
- Indicam as obrigações de pagamento dos serviços;
- Definem o local onde as mercadorias devem ser entregues;
- Estabelecem os prazos de entrega;
- Delimitam os riscos de vendedores e compradores.
Quais são os Incoterms?
FOB | Free on Board Livre a Bordo | Livre a Bordo |
CIF | Cost, Insurance and Freight | Custo, Seguro e Frete |
EXW | Ex Works | Na Origem |
FCA | Free Carrier | Livre no Transportador |
FAS | Free Alongside Ship | Livre ao Lado do Navio |
CPT | Carriage Paid To | Transporte Pago Até |
CIP | Carriage and Insurance Paid To | Transporte e Seguros Pago Até |
CFR | Cost and Freight | Custo e Frete |
DAP | Delivered at Place | Entregue no Local |
DPU | Delivered at Place Unloaded | Entregue no Local Desembarcado |
DDP | Delivered Duty Paid | Entrega com Direitos Pagos |
Incoterms mais usados
FOB (transporte marítimo)
O Incoterm FOB, que trabalha com o porto de embarque nomeado, é o mais utilizado nas importações feitas pelo Brasil.
Neste caso, o fornecedor se compromete com os custos de transporte da mercadoria até o porto e com os custos aduaneiros da carga no país de origem.
Dessa forma, o importador tem controle sobre o agente de carga, mas assume a responsabilidade sobre o risco de extravio ou dano de uma mercadoria.
CIF (transporte marítimo)
No Incoterm CIF o porto de destino é nomeado e o fornecedor fica responsável pela entrega da mercadoria importada através do navio indicado pelo comprador.
Com isso, o agente exportador contrata e paga os custos e fretes do processo, assim como se responsabiliza pela contratação do seguro.
Diferente do FOB, no CIF o risco de extravio ou dano da mercadoria antes da entrega ao transportador é do próprio fornecedor. O comprador corre os riscos quando sua carga estiver a bordo do navio.
Um outro risco desse Incoterm está na possibilidade da sua carga cair em tabela pública. Assim, o custo total da operação terá números elevados.
EXW (transporte multimodal)
O Incoterm EXW garante que o agente comprador tenha maior responsabilidade sobre o processo de importação da mercadoria.
Por isso, o importador deve arcar com todos os custos de transporte da carga, desde a saída da fábrica que a produziu.
Despesas com frete, seguro e entrega também são compromissos de quem comprou a mercadoria importada.
Assim, o risco de extravio ou dano da carga é do importador desde o momento em que o fornecedor coloca sua carga à disposição.
Os outros Incoterms
FAS (transporte marítimo)
A responsabilidade do vendedor se encerra no momento em que a mercadoria é desembaraçada para exportação.
CFR (transporte marítimo)
Além de cumprir as obrigações do FOB, o vendedor contrata e paga os fretes e custos necessários para levar uma carga até o porto de destino.
FCA (transporte multimodal)
A responsabilidade do vendedor se encerra no momento de entrega da mercadoria ao transportador no país de origem.
CPT (transporte multimodal)
Além de cumprir as obrigações do FCA, o vendedor contrata e paga os fretes e custos necessários para levar uma carga até o local de destino.
CIP (transporte multimodal)
Além de cumprir as obrigações do FCA, o vendedor contrata e paga os fretes, custos e seguros da mercadoria até o local de destino.
DAP (transporte multimodal)
A responsabilidade do vendedor se encerra no momento que a carga é colocada à disposição do comprador pronta para ser descarregada no local de destino.
DPU (transporte multimodal)
A responsabilidade do vendedor se encerra no momento que a carga é colocada à disposição do comprador já descarregada no local de destino.
DDP (transporte multimodal)
O vendedor é responsável pelo desembaraço, e assume os riscos e custos da importação, inclusive impostos, taxas e outros encargos.
Conheça o Método 12P
Agora que você já está mais familiarizado com os Incoterms, é hora de iniciar o seu projeto com o 12P.
Siga este link, preencha o formulário com as suas informações e aguarde o contato de um representante oficial da nossa equipe.