A escolha pelo produto é apenas uma etapa para um projeto de importação bem sucedido. Com uma mercadoria em mente, o importador terá que definir quem será o seu fornecedor da China.
E se levarmos em conta a extensa lista de fábricas que trabalham com o envio de produtos ao Brasil, essa busca pode acabar levando mais tempo do que o esperado.
Neste texto, você descobrirá como escolher o fornecedor ideal para o seu processo de importação.
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Decidir sem “conhecer”
Determinar o fornecedor sem antes ter um contato presencial pode até parecer estranho. Mas acredite: ele será essencial para a sua importação.
O papel do vendedor vai muito além da produção ou distribuição da mercadoria.
Mas afinal, como eu faço para encontrar um fornecedor da China que consiga entregar exatamente o que estou procurando?
Em uma época não muito distante, a forma mais segura de confirmar a existência de uma fábrica (ou empresa de distribuição) seria através da própria visita.
Essa logística não favorecia o empreendedor, que precisava percorrer longas distâncias para, enfim, firmar um acordo de importação.
No entanto, a prática do comércio exterior foi evoluindo ao longo das últimas décadas, e hoje é possível negociar com um fornecedor a milhares de quilômetros de distância.
Sites internacionais
Atualmente, diversas plataformas virtuais servem como grandes vitrines de mercadorias que podem ser importadas legalmente da China.
Dessa forma, chegamos até o Alibaba, o maior marketplace chinês com foco em negociações B2B (entre empresas), fundado por Jack Ma no ano de 1999.
Hoje a plataforma movimenta bilhões de dólares a cada ano e oferece mais de 200 milhões de produtos divididos em quase 6 mil categorias.
E mesmo que a distribuição de produtos no meio digital facilite a negociação, é possível encontrar produtos iguais com preços diferentes no mesmo site.
Na verdade, o preço final de uma importação vai depender de diversos fatores, como por exemplo o fornecedor escolhido e a quantidade solicitada.
Ainda que o seu fornecedor tenha uma outra língua nativa, as plataformas internacionais facilitam a comunicação através de ferramentas de tradução automática.
Ainda existe a negociação presencial?
Mesmo que as plataformas digitais tenham facilitado a negociação entre importadores e fornecedores, o método tradicional de acordo ainda pode trazer benefícios ao empreendedor.
Exemplo disso é a Canton Fair, a maior feira de importação e exportação do mundo, que ocorre duas vezes por ano na cidade de Guangzhou, na China.
Para se ter uma ideia do tamanho da Canton Fair, a primeira edição desse ano durou de abril a maio e reuniu cerca de 25 mil expositores. A próxima edição da feira já está prevista para o mês de outubro.
Encontros desse tipo proporcionam um contato mais direto entre os agentes de um processo de importação e ainda facilitam a aproximação entre empresas de diferentes tamanhos.
Vale destacar que as marcas renomadas também se interessam por eventos de grande porte, e lá costumam apresentar as suas inovações para o mercado global.
Conclusão
Escolher um fornecedor que está à quilômetros de distância já foi mais difícil. A expansão da internet facilitou e impulsionou as negociações entre países distantes.
Hoje você pode fechar um acordo sem o tradicional “aperto de mãos”, e nem por isso a sua operação será marcada por menor credibilidade.
No entanto, a presença de uma empresa em eventos tradicionais pode aproximar importadores que compartilhem os mesmos interesses.
Cabe ao empreendedor decidir qual será o método mais vantajoso para a sua empresa.
Conheça o Método 12P
Agora que você já sabe como chegar até o melhor fornecedor da China, é hora de iniciar seu projeto de importação com o 12P.
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