A sua primeira importação da China começa aqui, entre em contato e saiba mais!

Search
Close this search box.

| Blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como calcular o Frete CIF em uma importação da China?

índice

Dono de E-commerce o seu fornecedor está concorrendo com você, aprenda a driblar isso e aumentar a margem de lucro

Descubra tudo o que você precisa para calcular o Frete CIF em uma importação!

Quando você participa do Comércio Exterior, o entendimento profundo sobre os diferentes modelos de frete pode garantir o sucesso da sua importação.

E um dos termos mais comuns que você pode encontrar enquanto lida com a sua operação é o Frete CIF, sigla para Cost, Insurance and Freight.

Mas como esse termo funciona na prática? E como você deve fazer o seu cálculo para uma importação da China com total segurança?

Neste texto, vamos explorar mais a fundo o conceito de Frete CIF e fornecer um guia para ajudá-lo a chegar até este frete de forma precisa e eficiente.

Leia também: Como calcular o Frete FOB em uma importação da China?

O que é Frete CIF?

Como já antecipamos, Frete CIF é a sigla para “Cost, Insurance and Freight” (Custo, Seguro e Frete em tradução direta do inglês).

Ele faz parte dos Incoterms, o conjunto de regras internacionais utilizadas para definir as responsabilidades de importadores e fornecedores em cada operação.

Quando o termo CIF é escolhido, a responsabilidade sobre os custos de transporte, seguro e entrega da carga no porto de destino cai sobre o vendedor.

Ou seja, o fornecedor deve cuidar da mercadoria desde a venda até sua chegada ao Brasil – neste momento a responsabilidade é repassada ao comprador.

porto com containers de diversas cores empilhados

Como chegar ao Frete CIF?

Para fazer o levantamento do Frete CIF, é fundamental considerar três componentes principais, que devem ser somados:

Custo da Mercadoria: Valor pago pelo produto ao fornecedor chinês, multiplicando o preço unitário das mercadorias pela quantidade que foi adquirida.

Cálculo do Seguro: Diferente do Frete FOB, aqui o seguro é fundamental e tem como base uma porcentagem do valor total das mercadorias importadas.

Custo de Transporte: Custo do frete desde o ponto de origem até o porto de destino. Depende da distância, do meio de transporte e do tipo de carga.

Como calcular o Frete CIF?

Depois de levantar cada elemento que compõe o CIF, some todos os custos:

CIF = Mercadoria + Seguro + Transporte (até o porto de destino)

Vamos exemplificar para facilitar a compreensão de como calcular o Frete CIF:

  • Custo das Mercadorias: $10.000
  • Seguro: $300 (3% sobre a mercadoria)
  • Frete: $1.500

Dessa forma, chegamos ao seguinte cálculo:

CIF = 10.000 + 300 + 1.500 = US$11.800

Quais são as vantagens do CIF?

  • Simplicidade no processo de importação com maior atuação do vendedor.
  • Transparência nos custos, com segurança ao planejamento orçamentário.
  • Maior flexibilidade na negociação com o fornecedor (condições atrativas).

Quais são as desvantagens do CIF?

  • Custo total da importação mais alto (valores cobrados pelo vendedor).
  • Menor flexibilidade na escolha da transportadora e da seguradora.
  • Dificuldade na gestão de reclamações e de resoluções de problemas.

visão por baixo de container sendo levantando e transferido para um navio

Como otimizar os custos do CIF?

1. Negocie com o fornecedor: Garanta as melhores condições de preço tanto para o frete quanto para o seguro, já que o fornecedor pode ter acesso a tarifas especiais.

2. Compare as cotações: Solicite ao seu fornecedor opções de diferentes transportadoras e seguradoras e analise as diferenças entre os preços e serviços oferecidos.

3. Monitore os custos fixos: Acompanhe os valores indispensáveis do Frete CIF e revise suas estratégias de importação de acordo com o seu próprio levantamento.

4. Consolide suas remessas: Procure agrupar suas mercadorias em um único envio; assim, o custo por unidade será reduzido e a eficiência do transporte será melhorada.

5. Contrate um bom agente de carga: Trabalhe com profissionais que tenham experiência no mercado internacional e que saibam como reduzir custos e riscos operacionais.

Conclusão

O Frete CIF é uma ferramenta valiosa no Comércio Exterior, oferecendo clareza sobre os custos da importação e simplificando o processo para os compradores.

E apesar de uma série de vantagens significativas, o importador também deve estar atento às desvantagens deste modelo, principalmente sobre os custos.

Ainda assim, é possível otimizar os custos através de estratégias específicas em negociação (com o fornecedor) e operação (importação em remessa única).

Com um planejamento cuidadoso e uma análise criteriosa dos elementos envolvidos, você pode garantir uma importação mais eficiente e econômica.

Conheça o DozePê

Agora que você sabe calcular o Frete CIF em uma importação da China, é hora de dar mais um passo e descobrir o serviço que oferecemos no Método 12P.

Com uma abordagem personalizada e inovadora, nós vamos facilitar o processo de importação e garantir o sucesso do seu negócio.

Clique aqui, preencha o formulário de acordo com os dados solicitados e aguarde o contato de um representante da nossa equipe.

Últimas postagens

Dono de E-commerce o seu fornecedor está concorrendo com você, aprenda a driblar isso e aumentar a margem de lucro

©️ MÉTODO 12P 12P LTDA – 48.137.310/0001-89 Todos os direitos reservados