Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Importação
Ultima Atualização janeiro 27, 2025

Quais são os incentivos fiscais na importação?

Índice

índice

índice

Quem já tem um conhecimento intermediário sobre o comércio exterior certamente já ouviu falar nos incentivos fiscais da importação.

Estas medidas são adotadas pelos governos municipal, estadual e federal para estimular as novas importações e fortalecer a economia nacional.

Por meio destes impulsos, é possível contar até com a isenção dos impostos nas importações de bens e insumos provenientes do exterior.

Neste texto, o Método 12P vai explicar o que são incentivos fiscais e quais seus benefícios em uma importação formal.

O que são incentivos fiscais?

Conforme citamos anteriormente, incentivos fiscais são estímulos que favorecem o importador com preços ainda mais baratos nas operações internacionais.

Tais vantagens também são compartilhadas com o governo, que impulsiona a economia do país atraindo novas empresas e gerando mais empregos.

Entretanto, é fundamental compreender o funcionamento de cada incentivo para que a sua empresa consiga garantir as vantagens na importação.

Incentivos Fiscais – Diferimento

Através desta substituição tributária, o pagamento das alíquotas e das demais taxas pode ser feito posteriormente, estendendo o prazo do importador.

E já que cada estado define a sua própria regra de diferimento, é preciso estar ciente de que as normas variam de uma região para outra.

Este incentivo beneficia, principalmente, o ICMS, já que o pagamento das taxas poderá ser realizado após o desembaraço aduaneiro.

Incentivos Fiscais – Crédito Presumido

Por meio deste incentivo, a carga tributária que incide sobre o valor da operação é reduzida mediante o pagamento de impostos sobre serviços e mercadorias.

Neste benefício cada estado define a sua compensação tributária, que garante vantagens aos setores do comércio, da indústria e do transporte.

Incentivos Fiscais – Redução

O desconto das alíquotas sobre os impostos é capaz de resultar na maior parcela de ganho para as empresas que trabalham com a importação.

Por consequência deste incentivo fiscal as companhias conseguem investir na expansão dos seus serviços, favorecendo a economia nacional.

Incentivos Fiscais – Isenção

Dependendo do segmento da importação será possível contar com isenções específicas, que aliviam a empresa do pagamento de certos tributos.

É comum que tais benefícios sejam garantidos a companhias que atuem nas áreas tidas como estratégicas para o desenvolvimento regional.

Os principais incentivos fiscais

RECAP

O RECAP oferece condições especiais para a aquisição de bens de capital (que são usados na produção de outros bens) pelas empresas exportadoras.

Para estar habilitada, a empresa deve contabilizar o valor total de venda igual ou superior a 50% da receita bruta no ano-calendário anterior.

As contribuições da Cofins e do PIS são suspensas quando a finalidade é incorporar os bens importados ao ativo imobilizado da empresa nacional.

A isenção pelo Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras é válida por 3 anos a contar da data da concessão.

REIDI

O REIDI oferece condições especiais para a aquisição de máquinas, aparelhos, instrumentos e materiais de construção pela indústria da infraestrutura.

Para estar habilitada, a empresa deve ter um projeto aprovado para obras nos setores de energia, irrigação, portos, saneamento básico e transportes.

As contribuições de PIS e Cofins são suspensas quando a finalidade é incorporar os bens importados em obras de infraestrutura destinadas ao ativo imobilizado.

A isenção pelo Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura é válida por 5 anos a contar da data da concessão.

REPORTO

O REPORTO oferece condições especiais para a aquisição de máquinas, equipamentos e peças de reposição usados na ampliação da estrutura portuária.

Para estar habilitada, a empresa deve explorar instalações portuárias privadas, concessionárias de linhas férreas ou companhias de escavação.

Neste regime podem ser suspensos o II (Imposto de Importação), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o PIS e a Cofins-Importação.

A isenção pelo Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária é válida por 5 anos a contar a data da concessão.

ROTAERO

O ROTAERO oferece condições especiais para a produção de componentes, equipamentos, ferramentas, insumos, partes, peças, sistemas e subsistemas.

As contribuições da Cofins e do PIS são suspensas quando a finalidade é realizar a manutenção, a conservação ou o reparo das aeronaves habilitadas.

A isenção nas importações pelo Regime Especial para a Indústria Aeronáutica Brasileira é válida por 5 anos a contar da data da concessão.

Conheça o Método 12P

Agora que você já conhece os incentivos fiscais na importação, é hora de iniciar seu próprio projeto junto do Método 12P.

Siga este link, preencha o formulário com as suas informações e aguarde o contato de um representante oficial da nossa equipe.

Últimas postagens

Importação
Como funciona a tributação de importação para e-commerce
Entenda os impostos na importação para e-commerce, aprenda a calcular corretamente e descubra como escolher o melhor regime tributário para
Importação
FINIMP: saiba tudo sobre o financiamento para importação
Entenda o que é o FINIMP, como funciona o financiamento para importação, quais bancos oferecem e os benefícios dessa estratégia
Importação
Frete internacional: como calcular e escolher a melhor opção
Entenda como funciona o frete internacional, conheça os principais tipos, aprenda a calcular os custos e descubra a melhor opção