Situada no leste da China, a cidade de Yiwu tem apenas 1,2 milhões de habitantes, mas é lar de um dos maiores centros comerciais do mundo.
Estamos falando do Mercado de Yiwu, que abriga mais de 75 mil estandes fixos com mais de 2 milhões de produtos oferecidos a preços baixos.
Yiwu é tão importante para o comércio chinês que passou a ser chamada de “Cidade dos Pequenos Commodities”.
Leia também: O guia completo da Importação da China!
O Mercado de Yiwu em números
O principal centro comercial da China recebe cerca de 200 mil pessoas por dia, além de outros 500 mil estrangeiros que visitam o Mercado a cada ano.
Levando em conta o faturamento acumulado de 2023, o Mercado de Yiwu ultrapassou a marca de 560 bilhões de yuans, com alta de 15% sobre 2022.
Falando em importação, a estimativa é de que mais de mil contêineres deixem a cidade chinesa para países de todos os continentes.
Durante as comemorações natalinas, que representam a maior data comercial do mundo, Yiwu é responsável pela venda de 6 a cada 10 enfeites temáticos.

Os Distritos do Mercado de Yiwu
Com mais de 20 anos de operação, o principal centro comercial da China é dividido em 5 distritos, inaugurados de acordo com a necessidade de expansão.
Confira, abaixo, detalhes sobre os distritos já existentes e os tipos de produtos que podem ser encontrados em cada um deles.
Distrito 1
O primeiro distrito foi fundado em outubro de 2001, mas iniciou suas operações apenas em outubro do ano seguinte.
Sua área de construção de 340 mil m² e custou mais de 700 milhões de yuans (aproximadamente US$ 110 milhões).
Produtos disponíveis: bijuterias, brinquedos, decoração, joalherias, ornamentos e plantas artificiais.
Distrito 2
O segundo distrito de Yiwu foi inaugurado em outubro de 2004, e hoje reúne mais de 10 mil empresas em 8 mil estandes.
Produtos disponíveis: artigos de metal, eletrodomésticos, ferramentas, malas e mochilas, produtos eletrônicos e relógios.
Distrito 3
Dividido em cinco andares, que atendem nichos diferentes, o terceiro distrito do Mercado de Yiwu possui mais de 8 mil fornecedores nacionais e internacionais.
Produtos disponíveis: artigos esportivos, aviamentos para roupas, cosméticos, material de escritório, material escolar e óculos.
Distrito 4
Inaugurado em outubro de 2008, o quarto distrito de Yiwu abriga mais de 16 mil estandes em uma área superior a 1 milhão m².
Produtos disponíveis: bolsas, chapéus, cintos, luvas, roupas em geral e roupas de cama, mesa e banho.
Distrito 5
O último distrito inaugurado no Mercado de Yiwu é subdividido em cinco andares, que oferecem desde comida importada até serviços para e-commerce.
Produtos disponíveis: acessórios para carros e motos, cortinas, importados (não fabricados na China) e tecidos.

Quem deve visitar o Mercado de Yiwu?
Pela quantidade de opções disponíveis em um único ambiente, este Centro Comercial é ideal para lojistas e revendedores de todo o mundo.
A grande vantagem, neste caso, está na venda em atacado, com preços ainda mais baixos de acordo com a quantidade de mercadorias que será adquirida.
É justamente a quantidade que diferencia o Mercado de Yiwu da Canton Fair.
Enquanto o principal centro comercial oferece produtos à pronta-entrega, a feira de Guangzhou trabalha majoritariamente com amostras.
Ainda assim, Yiwu pode ser útil para compradores casuais que buscam as novas tendências do mercado.
O Mercado de Yiwu e as Olimpíadas
Mesmo que os Jogos Olímpicos de Paris sejam realizados a milhares de quilômetros de distância, o Mercado de Yiwu se preparou para a alta demanda.
Considerando o período entre janeiro e fevereiro, as exportações de artigos esportivos cresceram cerca de 70% sobre o mesmo bimestre do ano anterior.
Somente para a França foram exportados 42% dessas mercadorias, movimentando pelo menos US$ 74 milhões.
Conheça o Método 12P
Agora que você conhece o grande Mercado de Yiwu, é hora de iniciar o seu projeto de importação junto com o Método 12P.
Siga este link, preencha o formulário e aguarde o contato de um representante oficial da nossa equipe.



