Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Importação
Ultima Atualização janeiro 27, 2025

É seguro importar em container compartilhado?

Índice

índice

índice

Todo processo de importação é formado por custos fixos e inevitáveis. No entanto, há gastos que podem ser reduzidos, aliviando o bolso do empreendedor.

Seguindo essa lógica, milhares de importadores passaram a trabalhar com o envio e recebimento de cargas no modelo de container compartilhado.

Descubra, neste texto, como funciona esse tipo de importação e quais os benefícios reais de transportar sua mercadoria junto de outros importadores.

Leia também: O guia completo da Importação da China!

Como funciona o container compartilhado?

Trabalhar com o container compartilhado é uma alternativa viável para quem precisa enviar ou receber produtos sem ter que ocupar todo o espaço do container.

Neste modelo de importação, os gastos com o transporte da carga são divididos com base no volume e no frete da mercadoria enviada de um outro país.

E se no modelo ‘Full Container Load’ (FCL) o pagamento é feito por um só importador, neste caso os custos serão proporcionais à sua necessidade. Imagine a seguinte situação:

A empresa “X” precisa trazer seus produtos para o Brasil
Este produto ocupará 60% do espaço útil de um container
A empresa “Y” também precisa importar suas mercadorias
Essa empresa ocupará os 40% restantes do mesmo container
Cada empresa fará o pagamento de acordo com seu uso (60/40)

Benefícios deste modelo de importação

A operação feita por um container compartilhado pode beneficiar sua empresa em diversos fatores como:

Economia

Conforme citamos anteriormente, a grande vantagem de trabalhar com um container compartilhado está na redução de custos e despesas fixas.

Essa prática favorece, principalmente, as empresas de pequeno ou médio porte que ainda não conseguem manter o próprio container.

Logística

Os procedimentos no transporte da carga se tornam ainda mais fáceis, já que a responsabilidade também será dividida.

Além disso, a tendência é de que tanto a montagem do container no país de origem quanto a sua desmontagem no país de destino sejam simplificadas.

Relacionamento

Empresas que trabalham juntas, crescem juntas. A importação feita em container compartilhado pode aproximar companhias que até então não se conheciam.

Em outras palavras: sempre que uma empresa importar as suas mercadorias, a outra poderá ser a grande parceira nesse tipo de operação.

Como dividir um container?

A resposta para essa dúvida varia de acordo com a complexidade da situação:

Quando as empresas já atuam juntas

Será preciso informar o agente de cargas internacional que ambas estão interessadas em compartilhar um container.

O exportador também precisa estar ciente para que as mercadorias sejam entregues para o processo de consolidação.

Quando as empresas não se conhecem

A empresa responsável pela operação terá que notificar as outras sobre a possibilidade de importar com o container compartilhado.

Essa empresa atuará como consolidadora, determinando prazos e locais de entrega para os fornecedores e demais empresas envolvidas no processo.

Conclusão

De fato, a prática do container compartilhado favorece, na maioria das vezes, pequenos e médios empresários, reduzindo os gastos e simplificando as operações.

Mas antes mesmo de iniciar a operação, é preciso alinhar os processos com todos os envolvidos: desde os importadores e fornecedores até os consolidadores e agentes de carga.

É fundamental ter em mente que qualquer objeção sobre uma importação feita em um container compartilhado pode impactar toda a operação.

Por isso, recomendamos que você busque por empresas que tratem da importação com container compartilhado, a fim de minimizar os riscos finais.

Conheça o Método 12P

Agora que você já sabe como trabalhar com um container compartilhado, chegou a hora de tirar o seu projeto de importação do papel.

Siga este link, preencha o formulário com seus dados e aguarde o contato de um representante oficial do 12P.

Últimas postagens

Importação
Como importar direto da fábrica e pagar até 30% menos?
Negociar diretamente com os fabricantes não só reduz despesas, como também permite um controle maior sobre a qualidade e a
Importação
Como encontrar fornecedores confiáveis e evitar golpes?
Você vai descobrir como identificar fornecedores confiáveis na China, quais os sinais de alerta para evitar golpes
Importação
Como transformar sua importação em um grande negócio?
Descubra como transformar sua importação em um negócio de sucesso! Veja estratégias para legalizar, escalar e lucrar no mercado de